Aloísio Costa Latgé, publicando um livro infantil? Não me pergunte como, nem por que, porque eu não sei responder…. Simplesmente tive a ideia, sentei e escrevi! A minha criatividade funciona assim, a maior parte do tempo, alheia a mim.
Eu não tenho foco em um estilo literário ou musical, um tema ou um público. Particularmente, adoro isso. Sinto uma sensação boa de poder fazer qualquer coisa. De ter liberdade criativa para me expressar como quiser. Mas, ao mesmo tempo, odeio isso. Pois nunca me aprimoro ou domino nenhum estilo, nenhum tema, nenhum público.
“A lenda do grande guerreiro” foi escrito há mais de 10 anos, é uma, de minhas duas histórias infantis. Enfim, não tenho uma grande produção literária no gênero. Esse tempo todo, ela aguardava ilustrações para ser compartilhada. Cheguei a tentar parcerias com ilustradores, até pagando, mas não consegui.
Agora, com a IA, utilizando aplicativos de criação de imagens, consegui chegar a um resultado satisfatório, para dar vida a este projeto.
Ter imagens sequenciais, com mesmo personagem e ambientação, não é uma tarefa simples com IA. Por mais elaboradas as instruções para geração das imagens, após dezenas ou centenas de tentativas para uma única imagem, a imagem que se tem é a imagem que se tem.
Não esperem um primor da literatura, nem da ilustração. Mas espero que vocês aproveitem da leitura e alegrem o coração de uma criança, ou da sua criança interior!